22 dezembro 2011

Minha querida Jane Austen

Qual de nós nunca escutou um comentário sequer sobre Orgulho e Preconceito ou sobre qualquer outra deliciosa obra de Jane Austen ? Devo confessar -sorrindo- que estou numa fase um tanto deslumbrada por essa tão habilidosa escritora. Por isso, não me contentando com uma indicação de filme, hoje vou indicar o mais que querido livro que a Martin Claret editou contendo três livros maravilhosos da escritora!

Razão e Sensibilidade conta a história de Marianne e Elinor Dashwood, duas irmãs de temperamentos completamente distintos, mas histórias fortíssimas de ternura e devoção. A Inglaterra é palco da doçura e romantismo de Marianne bem à flor da pele e aos cuidados do carinho e sensatez da equilibrada Elinor. Ambas no entanto vivem enlaces dolorosos e de muito aprendizado.

Orgulho e Preconceito narra particularmente a história de Elizabeth Bennet, a segunda mais velha das outras quatro irmãs. Com detalhes do amor de sua irmã Jane Bennet com Mr. Bingley, o foco são os pensamentos e sentimentos de Lizzy (como alguns amigos e familiares chamam Elizabeth) em um relacionamento confuso e cheio de surpresas com Mr. Darcy. É sem dúvidas um dos livros que inserem cartas mais instigantes entre personagens! Ah! Como a carta de Mr.Darcy me encanta! Leiam para entender.


Persuasão traz aos nossos olhos o romance de Anne Elliot apaixonada pelo jovem oficial da marinha, Frederick Wentworth que à época que lhe pede em casamento era pobre demais para sustentá-la em uma vida insegura no mar. Recusado ele se frustra e somente depois de oito anos e meio após o rompimento do noivado eles se reecontram, já aos 27 anos de idade de Anne. O que acontece no entanto é que Anne nunca deixou de amá-lo. E Wentworth? Cenas dos próximos capítulos!

Adoraria, adoraria de coração que vocês mergulhassem nestes três livros como eu o fiz. Logo comprarei outros romances de Jane Austen e quem sabe? Quem sabe não faço resenhas mais dignas e maiores para cada um desses amores meus. Não podia no entanto tornar esse post tão grande se queria instigá-los à leitura :)
Beijinhos agradecidos sempre, 

18 comentários:

  1. Tenho um livro com todas as novels dela, mas confesso que estou lendo a passo de tartaruga - tantos outros livros me chamam a atenção. Devo dizer que gosto mais das Brontë do que dela, no entanto. Amo O Morro dos Ventos Uivantes, e estou lendo Jane Eyre - é incrível. [mas já vi um bilhão de versões filme/série das obras de todas elas, Austen inclusa]

    ResponderExcluir
  2. Oi fofa, awn amei o post *-* então, fiz esse blog com minha amiga e a gente tá começando agora, se der passa lá e curti? tô te seguindo ,viu? bjks:*

    ResponderExcluir
  3. que bom que você gostou da indicação gabi, contudo a minha resistência haha. mas olha, o livro TODO fala de música, então se você gosta, vai ser um deleite, porque o autor tem formação em música erudita, estudo metafísico da música com enfoque na obra de Beethoven & como se já não bastasse tanta coisa boa, também é formado em história da arte.

    agora, você conseguiu mesmo com o post pequeno me instigar a ler Jane Austen, fica nos projetos de 2012 que está vindo aí, obrigada por isso <3

    :* se não nos falarmos até lá, um ótimo natal para você e sua família e um belo ano novo cheio de paz.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem interessante esse livro (:
    adorei o blog!

    ResponderExcluir
  5. também tenho uma lista 'do que fazer nas férias' e nossa, parece que a cada minuto eu lembro de uma coisa, e a lista tá ficando tão extensa que tô vendo que irei me frustrar no fim se não conseguir fazer tudo, mas eu tento :p
    e eu já te favoritei aqui pra sempre ver no painel <3
    um natal incrível pra ti também e uma virada espetacular ;*

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de post, Gabi.
    Ah, Jane Austen, não há como não suspirar ao ler qualquer coisas que se relaciona a ela e suas obras, é tudo tão encantador, tão romântico e ao mesmo tempo defensor do feminismo na época em que se encontrava, onde a mulher não tinha vez.
    Também gosto muito da autora, então, quanto mais posts fizer sobre isso, mais e mais virei aqui dar suspiros sobre. ♥

    ResponderExcluir
  7. Gabi!
    Primeiro, muito obrigada pelo comentário longo e lindo!
    hahaha adorei DEMAIS o ritual de beijar o chão porque ele é simplesmente TÃO brilhante! Eu queria ter pensado nisso antes, quando era criança!
    Eu também sou meio lerdinha pra ler livros e também tenho o mal habito de ler mais de um livro de uma vez- um mais pesado e outro mais levezinho. De acordo com o meu humor e com a minha vontade eu alterno entre um e outro.
    Eu tenho vergonha de dizer que nunca li nada da Jane Austen :´( mas pretendo, sim, ler Orgulho e Preconceito no ano que vem (tá na listinha de 2012)!
    Pra mim citações são melhores do que qualquer livro de autoajuda :P
    Olha, eu também adoro ler blogs, com textos grandes e palavras bonitas! Vou deixar passar o Natal e com certeza vou passar umas horinhas lendo os seus outros texto.
    Eu fiquei superfeliz MESMO com o seu comentário lindo lindo lindo.
    Um feliz Natal e um grande beijo :)

    ResponderExcluir
  8. Ótima indicação. Já li Orgulho e Preconceito e realmente é encantador.

    Adorei o blog, parabéns! =)

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum dela :~ Nem Orgulho e Preconceito... Fiquei com vontade!

    ResponderExcluir
  10. ah, vou ter que comprar algum livro da jane :) acho que vou começar por orgulho e preconceito, já que sempre leio bons comentários sobre ele.

    beijo, gabi

    ResponderExcluir
  11. Haaa.. tenho os dois mais famosos dela aqui em casa. Orgulho e Preconceito da L&PM e Razão e Sensibilidade em uma versão de capa dura que comprei em um sebo há um tempo em SP.. :)
    Mal posso esperar pra chegar logo a hora deles.. ^^

    Dos filmes, só assisti o que você recomendou no post passado e o Orgulho e Preconceito.. bem apaixonante. Fico pensando em como será o livro! :)

    Quanto à ilustradora.. é um estilo bem diferente, né? E a estética dela é estranha mesmo.. acho que é daquelas do tipo ame ou odeie. Mas realmente a preocupação com os detalhes é impressionante!
    Gostei do seu comentário! Acho legal se propor a conhecer melhor pra formar uma opinião mais sólida.. mesmo que por algo sem taanta importância nas nossas vidas, né! Mas, acho legal essa postura.. Costumo fazer o mesmo quando conheço coisas novas e acho estranho.. ^^

    Beijinhos, moça!
    E pode postar mais mil vezes sobre o tema que vou gostar! :)

    ResponderExcluir
  12. Carolina: Jane Eyre é fascinante! Foi o livro que me fez abdicar matemática no meu primeiro ano e quase tomar bomba por isso , sabia? Depois que descobri a literatura das irmãs Brontë (conhece as três?)fiquei mais que extasiada por um tempo :)

    Carolina. : não achei o livro que indicou para comprar :'(. Não desisto fácil e vou achá-lo!

    Taís : é um livro muito especial :)

    ResponderExcluir
  13. Luana Pagung : É tão inspirador ler Jane Austen, Lu! Fico feliz que você tenha gostado do post! Vou escrever mais sobre ela sim, com certeza! Fiquei muito grata com seu comentário <3

    Letícia: eu muito alegre com seu comentário lindo também! auhahuau fico feliz toda vez que encontro pessoas que valem a pena conversar e que sabem manter assunto hahaha... estou muito exigente, pode falar XP
    mas isso não é de todo ruim! faço amigos muito especiais dessa forma e sempre tenho afinidades felizes para sempre amém!
    vou ficar muito feliz quando você tiver tempo pra ler meus outros textos, pode ter certeza<3 . estou lendo os seus posts na medida do meu tempo também !

    ResponderExcluir
  14. Priscila: obrigada! <3

    del: tenho CERTEZA de que vai valer a pena qualquer livro que comprar da Jane Austen!

    Bianca: Acho que deveria ler também Emma e Persuasão depois destes dois, Bi! Você vai se encantar com todos, anyway... Acho que Razão e Sensibilidade foi um dos que li arrastando em alguns momentos. Tem alguns diálogos que me entediavam e ele não foi um dos meus preferidos, mesmo sendo famoso.
    Sobre a ilustradora, Bi, continuo sem ter uma opinião firme por não estar entrando tanto na internet (mergulhei fundo em minhas leituras por causa das férias), mas assim que terminar esse livro que estou, leio mais sobre ela e formo minha opinião. Ainda vou falar com você sobre isso mesmo sendo tão lenta, pode escrever :)

    ResponderExcluir
  15. Ah, não se sinta assim, Gabi, tenho certeza que você tem trabalhos encantadores, sempre admiro seus textos, certamente as fotos seriam tão cheias de sentimento quanto. Por que não tenta um projeto fotográfico menor (digo, mais leve), tipo o 52 semanas (uma foto por semana apenas)?
    Seria interessante.

    Bisous.

    ResponderExcluir
  16. Quero ainda comprar todos os livros dela, amo os romances dela!

    ResponderExcluir
  17. passei aqui, para saber como você esta Gabi ^^
    tudo bem? como tem ido de férias? percebi que mudou o header, ficou lindo, becoming jane é um dos filmes que mais quero ver nessas férias *-*

    ;*

    ResponderExcluir
  18. Oi Gabi, eu sou apaixonada pela Jane, como disse no outro post. Ontem mesmo resolvi ver o filme "Orgulho e Preconceito" mais uma vez, pra matar a saudade dos meus personagens favoritos.

    Essa edição parece ser linda. *.*

    Um beijo, Pri.

    ResponderExcluir