Mohandas Karamchand Gandhi é o nome de nosso abençoado
Mahatma ("grande alma")
Gandhi. O filme de 1988, do diretor Richard Attenborough conta com a atuação de Ben Kingsley, ator de delicadeza incrível em sua interpretação e que possui traços muitíssimo semelhantes ao do verdadeiro Gandhi.
O filme tem início na Índia, no momento em que vítima de três tiros, Gandhi, aos 78 anos é assassinado por um nacionalista hindu de pouco mais de trinta anos. Durante sua vida, lutou pela não-violência de forma a evidenciar as injustiças de forma inteiramente pacífica. Com coragem e resignação trabalhou pela independência da Índia subjugada ao governo britânico de forma que houvesse liberdade ao seu povo.
A história é narrada com detalhes brilhantes e a fotografia do filme, ainda de 1988 transporta quem assiste ao momento da história por ter tamanha beleza e fidelidade aos momentos da vida de Gandhi.
São 188 minutos encantadores e emocionantes com momentos de dor incrível e de alívio também. A mensagem do filme, no entanto é de uma doçura inexplicável (ou se explica no amor?):
"Quando desespero, lembro-me que, ao longo da historia, sempre triunfou a verdade e o amor. Houve tiranos e assassinos que durante um momento podem parecer invenciveis, mas, ao final, sempre caem. Tenham presente. Sempre." Gandhi