16 abril 2012

"If you are a bird, I am a bird."


Minha mente tem estado inquieta quando penso em alguns detalhes aos quais me detenho profunda e intensamente. Toda manhã quando estou em minha sala de aula, na Psicologia, observo de onde fico um fio de energia onde estacionam-se vários -muitos mesmo!- passarinhos. Ora, como consigo me sentir a vontade quando converso com eles, já sinto-me bastante amiga e mesmo íntima destes pequenininhos. São incríveis. Quando estou em profunda cisma sobre qualquer aspecto que insiste em confundir minha imaginação irrefreável olho à janela procurando-os.Ah quando eles não estão lá! Quando preciso que eles cheguem e se atrasam; Sinto-me só enquanto não pousam naquele fiozinho por um pouco. Ao observar que vieram alivio-me. Parece que posso respirar fundo e num suspiro esvaziar o que dói. Efêmeros esses meus amigos. Nunca os sei quem são, seus nomes, suas espécimes. Nunca. Mas são delicadíssimos e mesmo muito discretos. Colhem em minhas reflexões todo peso e angústia que nelas depositei até aquele momento sem reclamarem se é dor muita pra um passarinho só, ou se terão de trabalhar muito para que o vento aceite levar tantos ais revigorando-os em ar puro. Aí vem o suspiro. São tão breves nesse processo imenso e complicado que impressiono-me com sua rapidez. Quando penso que eles chegaram e respiro... nossa! O ar puro já chegou.

(obs.: olhem o beija-florzinho conversando com o passarinho do cabeçalho! )

8 comentários:

  1. Que bonitinha a história! Deve ser bom sentar perto da janela, eu gostaria de morar perto de uma floresta e caminhar por lá sem me preocupar, sozinha e curtir o silêncio da natureza.
    É bom poder falar com os animais, eles não te julgam e são inocentes =)
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É! Realmente deve ser encantador morar perto de uma floresta!<3 Animais são muito puros, não acha? Acredito-os dentro de uma ingenuidade as vezes que chega a ser inspiradora pra muitos momentos em nossas vidas...

      Excluir
  2. Ser amiga de passarinhos exige muita bondade da nossa parte, porque eles são livres e aparecem quando querem... eles nunca serão nossos e temos que nos acostumar com isso. Como saber se o passarinho que veio era o mesmo? Ou era um primo... sempre penso nisso quando os vejo no telhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é encantador isso! Criar laços, ser cativado, sentir-se envolvido por vários amigos que um dia (tão talvez!) já te escutaram. Fico pensando em como deve ser não se prender em laços fortes demais, mas possíveis de se esticar numa elasticidade sem fim e sem perder o vínculo sentimental. Por isso é que amizade é um tesouro eterno e precioso.

      Excluir
  3. Isso me lembrou quando eu fazia Computação... Uns passarinhos tinham um ninho dentro da sala de aula.
    Todos os dias um deles invadia a sala no meio de uma aula chata, voava sobre a cabeça de todo mundo e cantarolava, fazendo a gente rir. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Emi! É mesmo maravilhoso observar esses meninos e meninas alados brincando com o canto! Ainda mais em meio a uma aula difícil.. Imagino o momento e fico rindo!

      Excluir
  4. Os pássaros também possuem espaço no meu coração, e de alguma forma me confortam muitas e muitas vezes. Gosto de aves, acho que por elas possuírem as asas que nesse vida eu não tenho.
    Bom te ver postar, querida Gabi.

    ResponderExcluir