12 julho 2012

Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi é o nome de nosso abençoado Mahatma ("grande alma") Gandhi. O filme de 1988, do diretor Richard Attenborough conta com a atuação de Ben Kingsley, ator de delicadeza incrível em sua interpretação e que possui traços muitíssimo semelhantes ao do verdadeiro Gandhi.

O filme tem início na Índia, no momento em que vítima de três tiros, Gandhi, aos 78 anos é assassinado por um nacionalista hindu de pouco mais de trinta anos. Durante sua vida, lutou pela não-violência de forma a evidenciar as injustiças de forma inteiramente pacífica. Com coragem e resignação trabalhou pela independência da Índia subjugada ao governo britânico de forma que houvesse liberdade ao seu povo.

A história é narrada com detalhes brilhantes e a fotografia do filme, ainda de 1988 transporta quem assiste ao momento da história por ter tamanha beleza e fidelidade aos momentos da vida de Gandhi. São 188 minutos encantadores e emocionantes com momentos de dor incrível e de alívio também. A mensagem do filme, no entanto é de uma doçura inexplicável (ou se explica no amor?):

 "Quando desespero, lembro-me que, ao longo da historia, sempre triunfou a verdade e o amor. Houve tiranos e assassinos que durante um momento podem parecer invenciveis, mas, ao final, sempre caem. Tenham presente. Sempre." Gandhi

4 comentários:

  1. Gandhi é realmente muito inspirador. Obrigada pela resenha, vou adicionar aos filmes para ver nas férias! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Assisti esse filme por causa de um professor de Geografia que tive, na época do ensino médio. Ele era uma pessoa exemplar, foi até nosso padrinho de formatura e fechou minha formatura com um discurso verdadeiramente emocionante sobre ética, perseverança e lição de vida.

    Como o discurso que ele fez, esse filme me emocionou. E me faz lembrar de pequenos tesouros que algumas pessoas especiais nos oferecem.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha (:
    Mas nunca vi o filme... Me motivei com seu post, minha flor!

    ResponderExcluir