05 outubro 2012

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen

Creio que só realmente não foi este meu caso por estarmos em épocas distintas ... Mas longe de brincadeiras, este é um livro que qualifico como gracioso. É uma doce história sobre a adolescência de Jenny Cooper e claro, Jane Austen.
O enredo traça a personalidade da protagonista, sta. Cooper que demonstra ser extremamente tímida (sentindo suas bochechas arderem ao menor comentário gentil ou galanteador); Jenny é órfã de pai e mãe, tendo somete um irmão com quem não tem proximidade e que está casado com Augusta, uma criatura superficial e dramática que não se interessa nem um pouco pelo bem estar da pequena Cooper. Depois da morte da mãe, Jenny é enviada a uma escola interna junto de sua prima Jane Austen. O livro é feito a partir descrições da própria Jenny em relatos ao seu diário no ano de 1791.
Quem conhece Jane Austen não se decepciona quando lê um pouco mais de bailes com intermissões entre o olhar dos pares, vestidos de musselina coloridos com ou sem caudas chamando atenção, flertes delicados e intervalos permeados em momentos divertidos ou doces.
É sim um livro meigo! Pra quem ainda não conhece os romances de minha amiga Jane, vale a pena ler um pouquinho do açúcar desse livro para ter um empurrãozinho antes das leituras imperdíveis de Orgulho e Preconceito, Emma, Persuasão, Razão e Sensibilidade...
Um detalhe. É um livro bem juvenil mas nem por isso deixa de ser encantador :)



5 comentários:

  1. Aah.. que gracinha parece ser esse livro! :)
    Quero ler também. Mas antes, lerei pelo menos dois da Jane Austen, que tenho aqui em casa, mas fico adiando e passando outros na frente! :P

    Entããããooo... já li trechos de livros do Frankl e gostei bastante também! O "em busca de sentido" é biografia?? Não sabiaaa! Vou procurar!
    Já li a do Chico e achei maravilhosamente incrível! De verdade!
    E uma que indico é a "Ligeiramente fora de foco". Vou fazer resenha pra colocar no blog! É do Capa, fotógrafo de guerra! Linda linda! E super engraçada em várias partes! ^^

    ;*

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre falo que preciso ler algum livro da Jane Austen e nunca leio :/. Então você recomenda ler esse primeiro?

    Estou numa fase ruim p/ leitura, não estou conseguindo me concentrar. Larguei alguns livros mesmo gostando deles...

    Beijo, Gabi

    (Ei, gostei do header do blog ;})

    ResponderExcluir
  3. Gabi, obrigada por suas palavras lá no blog. Pode ter certeza de que vou refletir sobre o seu comentário e também tentar encontrar mais equilíbrio na hora de lidar com os meus sentimentos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Nunca li Jane Austen, mas é uma das autoras que eu sempre quis ler. Esse livro parece ser interessante, mas vou deixar para lê-lo assim que tiver lido pelo menos um dos livros da Jane.

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi! Sou leitora recente aqui do blog e amei *-*
    Já li Eu fui a melhor amiga de Jane Austen e ele se tornou meu livro preferido! S2 Pena q ela não outros livros traduzidos... :( Mas, agora, vou ler Orgulho e Preconceito :)

    ResponderExcluir